AUTOMATICA EDIÇÕES

2021_389_2392_fotoGabiCarrera (1).jpg

Automatica Edições elabora projetos, edita e desenvolve publicações com artistas e profissionais do meio cultural. Em seus 10 anos de atuação, realizou mais de 50 livros, com diferentes parceiras e parceiros, em processos experimentais de diálogo entre conteúdos e formas sobre as artes, culturas e a contemporaneidade. Através da produção, circulação, e preservação de processos e produtos culturais, relaciona a matéria dinâmica da criação com as pessoas.

Desde sua fundação, em 2011, apresenta livros acessíveis, seja em sua política de preços, seja no compartilhamento gratuito no formato digital no endereço automatica.art.br/editora ou no novo canal de compartilhamento de conteúdos colecaoartebra.com.

Em muitos projetos atua em parceria com a Automatica Produção Contemporânea, que desde 2005 realiza projetos culturais em importantes museus e instituições.

Trabalha com artistas, curadores, críticos e historiadores da arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e elabora projetos para as leis de incentivo nas três esferas da administração pública. Com o livro Nise da Silveira, caminhos de uma psiquiatra rebelde (2015), venceu o prêmio Jabuti em segundo lugar, na categoria biografia.

Publicou, entre outros: Raul Mourão Volume III (Em produção - 2021), ARTE BRA Eleonora Fabião e ARTE BRA Tatiana Altberg (Em produção - 2021); Raul Mourão Volume II (2020); Fabio Morais; org. Jacopo Crivelli Visconti (2018); Dreaming Awake, org. Luiza Mello e Valentjin Bivanck (2018); Gabriela Machado Pequenas Pinturas (2018); Preto e Branco – Mauricio Valladares, org. Raul Mourão e Cristiano Calvet (2016); Nicolás Robbio, org. Jacopo Crivelli Visconti (2016); André Komatsu, org. Jacopo Crivelli Visconti (2014); Amor – Luiz Zerbini, co-edição Cosac Naif (2013); Angelo Venosa, co-edição Cosac Naif (2013); Antonio Dias (2013; Para o Silêncio das Plantas – João Modé (2011); Pinturas – Carlos Vergara, Org. Paulo Sergio Duarte (2011); Relivro/Lenora de Barros, Coleção Arte e Tecnologia (2011); MOV – Raul Mourão (2011); Projetor/Tony Oursler, Coleção Arte e Tecnologia (2010); ARTE BRA Critica – Moacir dos Anjos (2010); ARTE BRA Luiz Zerbini, co-edição Aeroplano (2010); ARTE BRA Lucia Koch, co-edição Aeroplano (2010).
 

Constroem esse trabalho na Automatica as sócias Luiza, Marisa e Mariana; e Ana, Ayla, Geane e Paulino.

DÍNAMO​

dinamo_design.jpg

Dínamo é um estúdio de design que desenvolve projetos dentro do cenário cultural nacional em estreita parceria com a produtora e editora Automatica, dentre eles a coleção ARTE BRA, originalmente desenvolvida pela designer Sonia Barreto.

 

Em sete anos de existência, a Dínamo atuou e atua em diversos centros e instituições culturais brasileiras, como Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, Oi Futuro, CCBB (RJ e SP), Paço Imperial, Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Sescs 24 de Maio, Belenzinho e Consolação, Caixa Cultural RJ, Centro Cultural da Justiça Federal, CRAB, Galeria BNDES, dentre outros. Também desenvolveu projetos gráficos para teatro e para as cinco últimas edições Festival Varilux de Cinema Francês. Por fim, Dínamo esteve presente em projetos no Ellis Island Museum (Nova York), Tempelhof Flughafen (Berlin), Fundação Cartier (França) e Marres - House for Contemporary Culture (Holanda). Mais informações através do site dinamodesign.co.

Duda Costa

Duda Costa é formada em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ, com especializações em Publishing Management pela FGV e em Produção do Livro pela PUC-Rio. Como gerente editorial do Grupo Editorial Record, é responsável pelas publicações de literatura brasileira e de não ficção nacional e estrangeira da Editora Record e do selo Best Business. É ainda editora, copidesque e revisora freelancer em projetos para produtoras e instituições de arte, empresas de comunicação e editoras independentes.

Projeto gráfico original e design [Marcos Chaves e Raul Mourão]
Sonia Barreto 
@ barreto.sonia
Tecnopop
tecnopop.com.br

Direção de arte [Luiz Zerbini]
Rara Dias

Direção de arte [Lucia Koch]
Monique Schenkels
cargocollective.com/moniqueschenkels

Demais volumes [atualização projeto gráfico]
Dínamo