A COLEÇÃO ARTE BRA

ARTE BRA é uma coleção que documenta a trajetória de artistas brasileiros contemporâneos, refletindo sobre os conteúdos e os significados de suas obras. Iniciada em 2007, conta com doze volumes publicados.


Cada livro é plural: apresenta imagens, textos críticos, entrevista, cronologia e referências bibliográficas, com uma estrutura dinâmica e uma edição cuidadosa. Os
textos são assinados por importantes curadores e críticos de arte, como Agnaldo Farias, Glória Ferreira, Felipe Scovino, Galciani Neves, Tania Rivera, Paulo Herkenhoff, Paulo Miyada, entre outros.


O processo editorial na coleção ARTE BRA é colaborativo. Trabalham juntos os artistas convidados e as editoras Luiza Mello e Marisa S. Mello — historiadoras e sócias da Automatica, que atua, desde 2005, na criação, produção, curadoria, gestão, coordenação e consultoria de projetos culturais.

A coleção é baseada em um mapeamento da arte contemporânea que se produz hoje no Brasil, resultando em livros de pequeno formato e fácil leitura, voltado para profissionais do meio cultural, estudantes e leitores curiosos. ARTE BRA proporciona para quem quiser conhecer os artistas e suas obras, uma reflexão sobre a riqueza da produção contemporânea em artes visuais, afirmando e consolidando a importância desse território da cultura nacional. 

Volumes publicados: Marcos Chaves (2007), Raul Mourão (2007), Luiz Zerbini (2010), Lucia Koch (2010), Crítica Moacir dos Anjos (2011), Livia Flores (2013), Eduardo Frota (2013), Barrão (2014), Fernanda Gomes (2014), Gabriela Machado (2016), Eleonora Fabião (2021) e Tatiana Altberg (2021).

Arte Bra Gabriela Machado
Arte Bra Gabriela Machado

press to zoom
Arte Bra Barrão
Arte Bra Barrão

press to zoom
Arte Bra Crítica Moacir dos Anjos
Arte Bra Crítica Moacir dos Anjos

press to zoom
Arte Bra Gabriela Machado
Arte Bra Gabriela Machado

press to zoom
1/10